domingo, 16 de outubro de 2016

Filé de peixe no forno, com farofa crocante

Bom?

Sim, é bom demais... E fácil !

Vou passar abaixo a receita que dá para uns 2kg de filés de peixe.   Eu já fiz com tilápia, e com o "Panga", polêmico peixe que já recebeu alguns emails e mensagens via corrente, dizendo que era nocivo à saúde, e muito bla´blá blá  (Notícia por sinal FALSA), como comprovado por AQUI !

Enfim.

Para temperar,  sugiro que o faça umas 2 horas antes.  Aí vai do seu gosto.  Eu usei suco de uns 3 limões, sal,  e lemon pepper.

Enquanto isso, pode preparar a farofa.   A base para a "bichinha", é a seguinte:

Cerca de 2 xícaras de torrada (essa mesmo,  aquela quadradinha, tradicional, que você compra no mercado).  Como é uma farofa,  precisa picar ela bem.  Pode usar um processador, ou de uma forma mais "ogro", como eu fiz:  com um pilão.
1 colher (café) de sal;
6 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Aí vem a parte do sabor dessa crostinha crocante:

Tempere essa farofinha com ingredientes de sua preferência..

Nessa das fotos, eu usei:

Cerca de uma xícara de ervas picadas fininhas  (eu usei cebolinha, salsinha, alfavaca, e até algumas folinhas de manjericão). Além disso,  alho em flocos, pimenta calabresa, queijo parmesão, e umas raspinhas de limão para dar aquela "refrescância".

Misture bem essa bagaça,  e,  tá lá: pronta a farofinha.

Depois do peixinho ter incorporado o tempero, e com a farofa pronta,  é hora de metê-lo na assadeira.  Deixe o forno pré aquecido, à uns 180-200 graus,  forre a (ou as) assadeira (s)  com papel alumínio, e por cima,,  unte com azeite de oliva.

Aí é só colocar os filés (procure deixar a parte mais "dura" do filé, se tiver, para baixo) nas assadeiras.  Depois,  é só pegar uma colher e com ela,  colocar a farofa por cima dos filés.

Depois que a farofa estiver com aquela corzinha linda de dourado,  é hora de tirar e saborear...

É muito bom...





Nenhum comentário:

Postar um comentário