quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Hamburguer com farofa de bacon

Já me aventurei algumas vezes em receitas diferentes do "hamburguer gourmet".  Há poucos dias,  fiz uma versão cuja combinação de sabores foi bastante elogiada.

Eu também gostei,  só farei minha própria ressalva quanto ao pão que usei, que não estava totalmente à contento.

Prefiro um pão pouco menor,  onde os hamburgueres "saltem" para fora do pão.  Mas, o resultado final ficou sim muito saboroso.

Vamos lá:

Para acompanhar:  

Molho de maionese:

1 vidro/pote de maionese comum
Umas duas belas pitadas de alho em pó ou em flocos (à gosto)
Suco de um limão
Uma boa dose (à gosto), não tenho muito de medir isso não,   de smoked pepper (pimenta com gosto de defumado).  Ou,  claro,  alguma outra pimenta que você prefira, ou sem a pimenta, tanto faz.  Vai do seu gosto.

Molho pesto:

Pegue um bom maço de manjericão,  separe as folhas (lavadas), e coloque de preferência num pilão.  Uma pitada generosa de sal, um dente de alho,  vá juntando tudo isso no pilão, e comece a "socar".  Faça uns movimentos circulares com o socador, e vá moendo tudo.  Adicione cerca de 80g de nozes , e continue a socar, triturando bem.  Em seguida, adicione também uns 50 gramas  de queijo parmesão ralado, e siga mexendo.   Para finalizar,  vá colocando bem lentamente uns 100 , 150 ml de azeite de oliva extra virgem. O ideal é colocar tipo, como se fosse um fio de azeite, e enquanto isso, seguir mexendo.

Você também poderia usar um processador ou mixer por exemplo, para triturar. A desvantagem, é que assim você pode subir a temperatura do seu molho, e com isso, ele perder boa parte do aroma e sabor deliciosos.

Para o hamburguer:

A quantidade de carne moída,  vai de acordo com quantos hamburgueres você pretende fazer.  Eu comprei 1,8 kg de Acem,   e fiz 10 hamburgueres de 180g.

Pegue a carne, e misture bem com alho em pó e pimenta do reino.  Mexa bastante..   Faça 10 bolas de carne no mesmo tamanho  (usando a quantidade acima),.   Depois, com a mão, com algum aro específico,  ou com outro utensílio que sirva para tal,   molde o hamburguer para que fique com a aparência que deseja.  Como no caso eu asso em churrasqueira,  prefiro deixa-lo mais "alto", para que fique naquela cor linda, quando morde o hamburguer.

Para os acompanhamentos:

Farofa de Bacon:

Frite em uma fritadeira anti aderente, cerca de 500g de bacon, cortado em cubinhos.  Quando estiver bem frito,  reserve a gordura que ficou,  e retire os cubos.  Leve os cubos de bacon para um processador, e moa bem.   Depois disso,  na frigideira leve o bacon moído, adicione farinha de mandioca (só um pouco, para que o bacon predomine),  e ao final, adicione um pouco da gordura do bacon para que fique mais "molhadinho".

Cebola roxa:

Corte cerca de 4 a 5 cebolas roxa grandes em meia-lua, ou como preferir.  Numa frigideira, refogue-a e depois acrescente um calice de cachaça,  siga mexendo,   e ao final adicione açucar mascavo para que dê aquela caramelizada linda e gostosa.

Na grelha:

Deixe o carvão aceso queimar bastante, de forma que fique só as brasas, embora ainda muito quente.  Coloque os hamburgueres,  deixe cerca de 5 minutos em cada lado. Nessa hora, depois de colocar o hamburguer na churrasqueira,  é que você salga o bichinho. Quando virar, salgue também, e acrescente o queijo.  No meu caso, utilizei o Cheddar desses de bisnaga.   Tampe com um abafador, e deixe o queijo fazer seu trabalho de derreter.

Enquanto isso,  corte o pão de hamburguer ao meio, e toste cada metade dele (com o miolo para baixo), em uma chapa, ou frigideira não aderente.  De preferência, com um pouco de manteiga.

Depois disso, é só montar o hamburguer e correr para o abraço.









Nenhum comentário:

Postar um comentário